Translate the blog to your language

Pesquisar

0

Como esperado

Como todos queriam - e esperavam - terminou o Grupo A da Copa das Confederações. A Espanha garantiu a liderança do grupo ao bater a África do Sul por 2x0, com gols de Villa e Llorente no segundo tempo. Com esse resultado, uma vitória simples do Iraque contra a fraquíssima Nova Zelêndia classificava a equipe asiática.

Mas o Iraque decepcionou. Foi muito diferente daquele que perdeu por apenas 1x0 da Espanha e não conseguiu sequer vencer. O empate em 0x0 foi justo, para festa dos anfitriões.

A classificação:

1º Espanha - 9 pts.
2º África do Sul - 4 pts.
3º Iraque - 2 pts.
4º Nova Zelândia - 1 pt.
0

Os clubes brasileiros no mundo

Houve uma época em que vários clubes brasileiros eram convidados por clubes ou patrocinadores estrangeiros para participarem de campeonatos contra grandes time da Europa, como parte da pré-temporada dos mesmos. Essa época passou.

Hoje, nossos clubes, sem excessão estão enfraquecidos. O "País do Futebol" é visto lá fora apenas como um exportador de mão-de-obra barata para os grandes mundiais. A fantasia de organização de São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Atlético-PR é em termos de Brasil. O fato que nossos dirigentes não conseguem, pois não sabem como, mudar essa realidade.

Vivi na Inglaterra por pouco mais de meio ano recentemente. E lá tive contato com, além de ingleses, muitas pessoas de diversos países. O que pude observar a falta de conhecimento sobre nossos clubes. Se algum clube era lembrado, este era o São Paulo e poucos outros lembravam do Flamengo, por causa do Zico e do Corinthians por ter sido a época em que Ronaldo tinha sido contratado e começava a jogar. Mas mesmo o São Paulo, que era mais lembrado, não passava de apenas lembrança. Já o Boca Jrs...

Nos dias 29 e 30 de julho será disputada a Audi Cup, no Estádio Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. Quais clubes participarão? Bayern Munich, Milan, Manchester Utd e Boca Jrs.

De 19 a 26 do mesmo mês, Chelsea, Milan, Inter Milan e América do México no World Football Challenge, realizado nos EUA.

E em Londres haverá a Emirates Cup, realizada pelo Arsenal com a participação do próprio organizador e de Glasgow Rangers, Atlético de Madrid e Paris St. German.

Isso, além da profissão, me fazem rever conceitos se vale a pena torcer por algum time neste país.
0

O ingênuo Tricampeão

Nem parecia um tricampeão da América jogando. A classificação para as quartas-de-final veio de forma injusta pela atrapalhada Conmebol. Mas de forma justa, veio a eliminação. O Sport, com todo o respeito que merece, jogou com muito mais vontade e fez mostrou que mereceu sua participação na competição.

O Cruzeiro jogou bem pela inoperância do São Paulo. O time paulista não conseguia fazer jogadas pelo meio, nem pelas laterais, nem chutar. Nada. Com o estádio cheio, mas longe de estar lotado, o time decepcionou sua torcida, o que não é a primeira vez.

O melhor resultado para a partida era o 0x0. O domínio do Cruzeiro era em posse de bola vendo o jogo passar, mas chances de gol, foram poucas. E para o São Paulo, praticamente inexistente. Mas o Cruzeiro fez o jogo certo. Observou como o time paulista jogava e fez o seu.

Desde o título de 2005, o São Paulo foi sempre eliminado por um time brasileiro. Internacional, Grêmio, Fluminense e agora o Cruzeiro. O que prova que o medo do tricolor em mata-mata é contra times brasileiros, como sempre foi em Brasileiro, Paulista e Copa do Brasil.

Apesar de ser um time considerado favorito por muitos e ter um bom elenco, não confio muito no futebol do time mineiro. O Grêmio é mais acostumado com mata-mata independentemente de jogar contra brasileiros ou não. E tem a estrela de Paulo Autuori. Mantenho o palpite do tricolor gaúcho como campeão.

De fato, o Cruzeiro chega por merecimento assim como os outros semifinalistas.

O placar final é o que menos importa. Mas fica para as estatísticas: São Paulo 0x2 Cruzeiro.

Semi-finais:

Grêmio x Cruzeiro
Estudiantes x Nacional
0

Brasil mostra futebol

Enfim um jogo que pude assistir em que a seleção de Dunga jogou bem o tempo inteiro. Obviamente o fraco time dos EUA ajudou bastante, mas foi bonito ver algumas trocas de passes, tabelas e arrancadas.

Kaká foi bem, a zaga não comprometeu, Felipe Melo fez uma boa partida e até, pasmem, Gilberto Silva jogou bem. Fora os 3 lances de cabeça pra fora, valeu o movimento do volante.

Ponto positivo foi a volta do Maicon. Apesar de preferir Daniel Alves, acho que Maicon ganhou a vaga de volta com sua bela apresentação. O fato é que o Brasil tem dois grandes laterais.

O que sobra na direita falta na esquerda. André Santos foi pouco melhor que Kléber, mas não é preciso fazer muito para isso. O Brasil sempre procurava o lado direito e quando chegava no esquerdo nada acontecia além de passes de lado e inversão para Maicon que, aí sim, iniciava alguma jogada. A atuação do lateral do Corinthians não é digna de lateral de seleção. Mas ele ainda tem mais alguns jogos para dizer se merece mesmo estar ali.

Ponto Negativo para Luís Fabiano. O atacante estava nervoso e sempre querendo jogar sozinho. Talvez vendo os companheiros marcando gol e jogando bem, queria mostrar o valor. E assim, nada fez além de chutes pífios.

A força máxima deve entrar em campo contra a Itália. Dunga deverá entrar com Maicon pela titularidade que tinha e o bom jogo de hoje, Elano, por ser seu jogador de confiança e bom criador de jogadas de bola parada, e Kléber que, apesar de André Santos ter sido melhor, tem mais experiência em jogos de grande porte.
0

Egito 1x0 Itália não é surpresa

Gazzetta dello Sport: A Itália de cueca > Derrota na Copa das Confederações contra o Egito. Decidido por um gol de Homos, de cabeça, no primeiro tempo...





Sobre o jogo:

O jogo de hoje à tarde pela Copa das Confederações não foi surpresa alguma. Por mais que os sites de aposta e muita gente no meio do futebol apostasse na Itália, o que completamente compreensível, o resultado, para quem assistiu aos jogos da Copa Africana de Nações e assiste aos campeonatos europeus "alternativos", foi bastante normal.

Dizer que o futebol da Itália é feio é chover no molhado. Isso todo mundo sabe. O que os italianos precisam pensar é que em muitos casos jogar feio perde também. A camisa é pesada, mas qualidade conta. A tradição pode ficar para trás e fazer clubes e seleções perderem o status de grande.

Lembremos alguns casos. Portugal tinha uma seleção respeitada por muitos e caiu com o tempo. Há pouco, com Felipão, se reegueu. Inglaterra, idem. E o Uruguai? Em termos de clubes, não podemos comparar o que Peñarol, Nacional, Estudiantes, Leeds United já foram no passado.

O engraçado de tudo isso é que a Itália é a atual campeã mundial. Não consigo lembrar de alguma copa em que o atual campeão não esteja, pelo menos, entre os 5 favoritos ao campeonato seguinte. Ou alguém acha mais fácil a Azzurra levantar o caneco do que Brasil, Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Argentina?
0

Palmeiras fora

O Palmeiras foi eliminado da Copa Libertadores da América. O sonho do time alviverde foi abaixo com o empate, sem gols, diante do Nacional em Montevidéu. O gol sofrido no Palestra Itália fez a diferença. Mas ao contrário do jogo de ida, o time brasileiro tomou conta da partida em todos os 90 minutos.

O Nacional enfreta Estudiantes, da Argentina, ou Defensor, do próprio Uruguai, nas semifinais. O Estudiantes tem grande vantagem pois venceu o primeiro jogo, fora de casa, por 1x0.

Apesar de um brasileiro ter sido eliminado, é sempre bom ver um time uruguaio de volta às fases finais da Libertadores. O time já conquistou a competição em três oportunidades: 1971, 1980 e 1988.Este último, por sinal, fora o último que o clube chegou pelo menos às semifinais.

Meu palpite para a final ainda é o mesmo desde que saíram os confrontos das oitavas: Grêmio x Estudiantes, com os gaúchos campeões.

Foto: El País Uruguai
0

A prancheta não funcionou, mas... e o inglês?

Se alguém falar um búlgaro ruim será ovacionado. Mas, pena para Joel, que não funciona com o inglês...



Isso me lembrou um outro craque da língua...



Brincadeiras à parte, o Joel Santana pelo menos tenta falar o inglês sem medo. Está mais que certo. Já o Anderson.. bem... até o português está perdendo.
0

A lista de dispensa do Real

O Real Madrid gastou e já quer uns trocados. Obviamente, o retorno do investimento em Kaká e Cristiano Ronaldo virá só em marketing, mas trocados a mais, nunca é demais.

Segundo o site Globoesporte.com, o time espanhol enviou um fax para os clubes da Premiere League, da Inglaterra, com a lista de jogadores para negociação. Confira:

Van der Vaart, Drenthe, Robben, Heinze, Sneijder, Diarra, Saviola, Van Nistelrooy e Huntelaar.
0

A polêmica do "gol tecnológico"

Ora, ora... diria em bom cearês: "Agora deu mesmo!" A polêmica do pênalti marcado pelo árbitro inglês Howard Webb ganha destaque na imprensa brasileira e internacional. No lance, fica evidente que algo ocorreu para o juiz marcar a penalidade, pois a primeira marcação fora de escanteio.

Tudo indica que houve comunicação baseada no lance visto pela televisão. Alguns chegam a cogitar a possibilidade de alguém da FIFA ficar em uma sala com vários monitores observando a partida e passando instruções ao árbitro.

De um jeito ou de outro a FIFA sempre se mostrou contra a intervenção eletrônica por querer que muitas ligas não terão condição de se adaptar à essas tecnologias. A FIFA diz querer o futebol igual em todos os países.

Ora amigos... a FIFA poderia parar de balela e adotar logo esses recursos tecnológicos. Sou totalmente a favor para o bem do futebol. E se alguns países não tem condição de colocar os aparatos tecnológicos, que se faça isso de forma facultativa. O futebol já não é igual em todos os países e nunca vai ser. Àqueles que tiverem condição financeira terão a vantagem de usar este recurso assim como já tem a vantagem de possuir os melhores jogadores do mundo, os melhores estádios, etc...

Paremos de hipocrisia.
0

Como sempre, a Itália

A Itália fez exatamente seu jogo. Feio, truncado, mas objetivo e vencedor. Não há dúvidas que passará para a próxima fase.

Infelizmente os EUA ficará de fora. O futebol americano tem evoluído bastante, mas não consegue chegar em um nível competitivo das grandes seleções.

A Itália venceu por 3x1 com gols de "Rossis". O primeiro e o terceiro marcado pelo americano de nascença Guiseppe Rossi e o segundo por De Rossi. Donovan, de penalti, fez o gol dos EUA.

Pra variar, foi um jogo chatol. Talvez o único jogo "legal" de ser assistir em que a Itália participe seja contra o Brasil por que teremos razão para isso.

Mas o fato é que eles conseguiram vencer, dos mais fracos, o time mais forte do grupo. E com uma margem de gol melhor que a do Brasil. Em um possível empate entre Itália x Brasil, os europeus ficariam com o primeiro lugar e o Brasil pegaria a Espanha.
0

Os cegos do castelo brasileiro

"Pra livrar a cara de uma apresentação horrorosa do Brasil". Com essas palavras Milton Leite, da Sportv, foi feliz ao narrar o quarto gol do Brasil. Mais uma vitória para esconder os muitos erros brasileiros. É claro que o Egito está longe de ser um time ruim, mas o jogo brasileiro foi.

É notório que a seleção de Dunga não tem saída de bola e nem terá. Ou alguém ainda espera algo de Gilberto Silva? Talvez sua maior evolução seja a quantidade de passes errados. Felipe Melo, que cresceu bastante nos últimos jogos, está começando a dar muitos toquinhos de três dedos, mas ainda merece a vaga. A zaga é boa, mas muito longe de ter o mesmo nível da última Copa do Mundo e, sem a proteção do meio, é capaz de levar 3 gols do Egito.

A vitória vai esconder muitos defeitos. Dunga e os jogadores sempre falaram da dificuldade de enfrentar seleções fechadas e a facilidade quando o adversário sai para o jogo. Bem, o Egito saiu, e muito. Jogou muito melhor no segundo tempo e pressionou o Brasil. Cadê o mortal contra-ataque? Mas isso provavelmente não será falado como deveria, pois o time venceu.

Na maioria dos jogos contra times que saem para o jogo, normalmente contra times grandes, a Seleção se deu bem. Mas alguém tem que avisar aos comandantes que perder pra time pequeno na Copa do Mundo também elimina.

E como...
0

Brasil acaba de levar o terceiro gol...

Duas perguntinhas:

Mais uma vez... o que o Gilberto Silva faz em campo, pelo amor de Deus?

Essa é a defesa segura que o Brasil tem?

Depois um post sobre o jogo
0

Ah, a Espanha...

Mesmo desfalcada a Espanha atropelou o fraquíssimo time da Nova Zelândia. Os 5x0 foram pouco, pois com 26 minutos do primeiro tempo, Fabregas já estava fazendo o quarto gol e Torres já tinha seu hat-trick. Villa completou, no segundo tempo, após falha ridícula do zagueiro.

O time europeu mostrou como se deve jogar futebol nessas situações onde há uma diferença gigantesca de qualidade ténica. Foi pra cima no início do jogo para resolver. Depois, só deixar o tempo passar e se poupar, evitando contusões.

Ao assistir ao jogo, só imaginava se o Brasil estivesse ali. Fatalmente seria toque pra lá, pra cá e demora pra fazer gol. Não acredito que o Brasil não vencesse (apesar do jogo em casa contra a Bolívia), mas acho que ia ter q correr pra marcar ou consolidar a vitória no segundo tempo e aumentaria o desgaste.

A Espanha joga bem, mas ainda não acredito que será campeã mundial.
0

Time da Semana - AZ Alkmaar


O time dessa semana é o holandês AZ, da cidade de Alkmaar. A escolha foi baseada pelo título da última temporada. O cluve foi fundado no dia 10 de maio de 67 pela fusão do Alkmaar 54 e o FC Zaanstreek.

A última liga da Holanda mostrou o AZ para o Mundo. Longe de ser um time grande, este foi o segundo título do clube que ainda possui 3 títulos da Copa da Holanda. Os sempre favoritos Ajax, Feyenoord e, principalmente o atual tetra-campeão, PSV, decepcionaram.

Curiosidades:

Com um estádio modesto e um time não menos, o AZ teve um destaque brasileiro: Ari, ex-Fortaleza.

Alkmaar é uma cidade pequena, de apenas 95 mil habitantes e situa-se a norte da capital Amsterdam.

Desde 1965 PSV, Ajax e Feyenoord se revezam na conquista do título, com exceção em 80/81 e 08/09 onde o AZ conquistou seus dois únicos títulos.

Ajax, com 29 conquistas, é o time com mais títulos. Depois vem PSV (21), Feyenoord (14) , HVV (10) e Sparta Rotterdam (6). O Az aparece apenas em nono.

O AZ conquistou a segunda divisão por 3 oportunidades: 59/60, 95/96 e 97/98.

website -> http://www.az.nl
0

Cadê a prancheta, Joel?

O jogo foi ruim, com certeza. Aliás, todos já esperariam um jogo ruim, mas resolvi assistir devido à paixão que tenho por futebol. Se assisto jogos da terceira divisão paulista, por que não assistiria o país sede da próxima Copa contra o campeão asiático?

O jogo todo foi do Iraque defensivo apostando em poucos contra-ataques sem sucesso e uma África do Sul tentando furar o bloqueio asiático da pior maneira possível. Sem objetividade nem jogada alguma, o time de Joel Santana até poderia ter vencido se o lance bizonho no final do jogo não tivesse acontecido. Após cruzamento, Katlego Mashego cabeceou para o gol vazio, devido a falha do goleiro iraquiano, mas eis que o companheiro de time, Bernard Parkercom, fora da jogada, tira a bola(e a vitória) quando ela entraria. O gol premiaria a alegre e maravilhosa torcida de seu país. Mas o jogo ficou no 0x0 chato mesmo.

Se Joel quiser passar para as Oitavas-de-final da Copa daqui há um ano, uma revolução tem que acontecer. Não acredito muito. E na Copa das Confederações vai depender de quem perder por menos da Espanha...
0

Copa 2014 - O primeiro post

Ainda não falei da Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Não por falta de interesse, mas apenas estou tentando me acostumar com essa idéia.

No início, lááááá no iníciozinho, ainda nos primórdios quando o Brasil tinha intenção de pleitear uma vaga a ser concorrida com Argentina, Chile e outros países, eu fui a favor e torci muito para dar certo. E isso durou até recentemente. Mais precisamente até o ano passado.

Realmente achei certo o Brasil querer sediar. Hoje, tenho uma visão diferente. Eu ainda acho que o Brasil deve sediar o evento, mas os motivos são outros. Vejo que só assim, infelizmente, algumas obras de necessidade da população irão sair do papel.

Obviamente o país não se transformará em um país de primeiro mundo. Mas algo melhorará, de fato. O problema é que muito, mas muito dinheiro será gasto sem necessidade. E isso está ocorrendo já nos projetos... imaginem quando começarem as obras.

Quando conheci instalações esportivas em Lisboa, Porto, Londres, Paris e Madrid tive a certeza que o Brasil não tinha condições de sediar um evento tão grandioso. Mas dá pra fazer algo bonito. Não podemos tentar fazer igual aos europeus.

O fato que me incomoda são projetos como o de Recife, uma Arena no meio do nada pra time nenhum jogar depois, ou de Cuiabá, onde o Governo já disse que vai usar dinheiro público, afastando qualquer tentativa de uma PPP.

É cedo pra acusar que haverá corrupção e muita grana será desperdiçada, mas o histórico de nosso país mostra isso. Vide o Pan.

Todas essas obras de infra-estrutura poderiam ser realizadas sem que a Copa do Mundo viesse para cá. São obras que o país precisa pra crescer. Seria muito interessante que tivéssemos obras assim e pudéssemos ver uma Copa do Mundo na Inglaterra, Espanha, Japão, Austrália.... com toda a pompa e luxo que o evento sempre teve quando presente em países desenvolvidos.

Aí quem sabe um dia nos desenvolveríamos e tentaríamos sediar.