Houve uma época em que vários clubes brasileiros eram convidados por clubes ou patrocinadores estrangeiros para participarem de campeonatos contra grandes time da Europa, como parte da pré-temporada dos mesmos. Essa época passou.
Hoje, nossos clubes, sem excessão estão enfraquecidos. O "País do Futebol" é visto lá fora apenas como um exportador de mão-de-obra barata para os grandes mundiais. A fantasia de organização de São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Atlético-PR é em termos de Brasil. O fato que nossos dirigentes não conseguem, pois não sabem como, mudar essa realidade.
Vivi na Inglaterra por pouco mais de meio ano recentemente. E lá tive contato com, além de ingleses, muitas pessoas de diversos países. O que pude observar a falta de conhecimento sobre nossos clubes. Se algum clube era lembrado, este era o São Paulo e poucos outros lembravam do Flamengo, por causa do Zico e do Corinthians por ter sido a época em que Ronaldo tinha sido contratado e começava a jogar. Mas mesmo o São Paulo, que era mais lembrado, não passava de apenas lembrança. Já o Boca Jrs...
Nos dias 29 e 30 de julho será disputada a Audi Cup, no Estádio Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. Quais clubes participarão? Bayern Munich, Milan, Manchester Utd e Boca Jrs.
De 19 a 26 do mesmo mês, Chelsea, Milan, Inter Milan e América do México no World Football Challenge, realizado nos EUA.
E em Londres haverá a Emirates Cup, realizada pelo Arsenal com a participação do próprio organizador e de Glasgow Rangers, Atlético de Madrid e Paris St. German.
Isso, além da profissão, me fazem rever conceitos se vale a pena torcer por algum time neste país.
0 comentários:
Postar um comentário