Translate the blog to your language

Pesquisar

0

Wembley: um exemplo de multiuso

No post anterior falei das arenas multiuso. Aqui, me foco em um caso específico de sucesso pleno.

Trata-se do estádio de Wembley, na minha conecpção, o melhor do mundo.

Claro que é um país desenvolvido e rico. Mas, partindo do princípio que os projetos e custos dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo estão acima até de alguns estádios de França e Alemanha, países que sediaram recentemente a Copa, por que não pegar um exemplo desse?

Não quero que o Brasil construa um igual ao Wembley. Mas, já que serão construídos estádios modernos, que use-os como o Wembley.

O estádio situa-se em uma região afastada do centro, ao norte da capital inglesa. Apesar da facilidade de chegar no local, por trem e metrô, o trajeto é demorado.

Mesmo assim, está sempre cheio seja o evento que for.

A presença de público em Wembley e nos estádios ingleses não se deve apenas pelo poder aquisitivo da população. Em Londres, muita gente se queixa do preço dos ingressos, caros.

Mas existe toda uma engenharia (talvez possamos chamar assim) para vermos as arenas lotadas. A filiação não é apenas a um clube. Lá, um estádio como Wembley tem seus filiados. E, acredite, vale a pena se filiar.

Wembley foi projetado para receber Futebol, Rugby e Atletismo, além de possuir uma estrutura para fácil adaptação a shows e outros tipos de evento. Em 2007 e 2008, recebeu o Race of Champions. Uma pista de asfalto foi montada dento do estádio. Para este ano, já está certo que entre 6 de dezembro e 3 de janeiro, uma pista de gelo será montada para a população que quiser patinar.



Curiosidades
- O Estádio de Wembley foi inaugurado em 28 de Abril de 1923 com a final da Copa da Inglaterra. Bolton x West Ham.

- O custo da obra na época foi de 750 mil libras (aproximadamente 2,7 milhões de reais).

- Após a demolição do tradicional estádio, a construção do atual custou 750 milhões de libras (aproximadamente 2,7 bilhões de reais).

- Na época já se havia um conceito de multiuso. Em 1924, o estádio recebeu a exposição imperial britânica.
0

O que é uma Arena Multiuso?

Há anos já se fala em Arena Multiuso no Brasil. E com a escolha de nosso país para ser sede da Copa de 2014, o termo ganhou ainda mais força.

Mas, por incrível que pareça, o nome óbvio não parece ser entendido pelos "gestores" de nosso futebol.

Ouvi falar, após a última reforma do Estádio Castelão, em Fortaleza, iniciada em 2000, que este passaria a ser uma Arena Multiuso. Desde que foi reaberto, em 2002, lembro-me de apenas um evento musical, um evento de motocross e eventos religiosos. É pouco. E é preciso inovar.

O conceito, como já falado, óbvio, vem para tentar arrecadar mais dinheiro com outros tipos de eventos. O caso do Castelão ainda possui um outro problema. Estar localizado em uma área perigosa da cidade.

O mais difícil de se usar um estádio como Arena Multiuso é ter dinheiro para construí-la. E pelo que vemos nos projetos e orçamentos dos estáidios para a Copa de 2014, isso não falta.

Grana alta será gasta. Em alguns casos, dinheiro público. E o nosso futebol já não consegue arrecadar suficientemente para manter seus estádios atuais (Vide Botafogo sofrendo com o Engenhão).

Quando a Copa acabar, quem manterá as arenas? É preciso um plano sério para tornar um estádio auto-suficiente.

Mas acho que aqui ainda não se sabe o significado da palavra "Arena Multiuso". A usam por ser um nome bonito.