Translate the blog to your language

Pesquisar

0

Copa 2014 - O primeiro post

Ainda não falei da Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Não por falta de interesse, mas apenas estou tentando me acostumar com essa idéia.

No início, lááááá no iníciozinho, ainda nos primórdios quando o Brasil tinha intenção de pleitear uma vaga a ser concorrida com Argentina, Chile e outros países, eu fui a favor e torci muito para dar certo. E isso durou até recentemente. Mais precisamente até o ano passado.

Realmente achei certo o Brasil querer sediar. Hoje, tenho uma visão diferente. Eu ainda acho que o Brasil deve sediar o evento, mas os motivos são outros. Vejo que só assim, infelizmente, algumas obras de necessidade da população irão sair do papel.

Obviamente o país não se transformará em um país de primeiro mundo. Mas algo melhorará, de fato. O problema é que muito, mas muito dinheiro será gasto sem necessidade. E isso está ocorrendo já nos projetos... imaginem quando começarem as obras.

Quando conheci instalações esportivas em Lisboa, Porto, Londres, Paris e Madrid tive a certeza que o Brasil não tinha condições de sediar um evento tão grandioso. Mas dá pra fazer algo bonito. Não podemos tentar fazer igual aos europeus.

O fato que me incomoda são projetos como o de Recife, uma Arena no meio do nada pra time nenhum jogar depois, ou de Cuiabá, onde o Governo já disse que vai usar dinheiro público, afastando qualquer tentativa de uma PPP.

É cedo pra acusar que haverá corrupção e muita grana será desperdiçada, mas o histórico de nosso país mostra isso. Vide o Pan.

Todas essas obras de infra-estrutura poderiam ser realizadas sem que a Copa do Mundo viesse para cá. São obras que o país precisa pra crescer. Seria muito interessante que tivéssemos obras assim e pudéssemos ver uma Copa do Mundo na Inglaterra, Espanha, Japão, Austrália.... com toda a pompa e luxo que o evento sempre teve quando presente em países desenvolvidos.

Aí quem sabe um dia nos desenvolveríamos e tentaríamos sediar.

0 comentários: