Há tempos tenho uma teoria contrária à todos àqueles que dizem que a Eurocopa é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. As mídias que divulgam isso tem seu interessa para promover a competição e muitas pessoas seguem a tese.
Não há dúvidas que a Eurocopa é o segundo campeonato mais importante de seleções do planeta. Também não dúvidas de que lá estão as melhores seleções do mundo sem contar Brasil e Argentina. Mas ela jamais pode ser considerada uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. Explico por quê.
A Copa das Confederações deixou, mais uma vez, isso bem claro. A Espanha, atual campeã, rodou para os EUA e, por muito pouco, não perde o terceiro lugar para a África do Sul. Em outras copas isso já aconteceu. Lembremos:
- Em 2002, Senegal garantiu vaga nas oitavas e a França, que estava no mesmo grupo e era atual campeã, acabou rodando. O mesmo aconteceu para Portugal que perdeu a vaga na 2ª fase para Coréia do Sul e EUA.
- Ainda em 2002, a Suécia, sempre perigosa, foi eliminada nas oitavas para o Senegal e a Itália rodou para a Coréia do Sul.
- Em 1998, Nigéria e Paraguai se classificaram em um grupo que continha a Espanha.
Onde quero chegar é que times de outros continentes, por mais que não sejam favoritos ao título, dão trabalho e eliminam as grandes seleções o que faz com que tais feitos modifiquem a competição consideravelmente.
0 comentários:
Postar um comentário