Podemos dizer que esse sim é o exemplo perfeito de clube-empresa. Ou melhor, de empresa-clube.
Wolfsburg é uma cidade de aproximadamente 120 mil habitantes e foi fundada em 1938 por operários da indústria automobilística alemã, reconhecidamente uma das melhores do mundo. Os mesmo operário que fundaram o clube, de mesmo nome, em 12 de setembro de 1945 (dia do aniversário deste blogueiro que vos fala), ou seja, apenas 7 anos após a fundação do centro urbano.
O estádio do Wolfsburg é o Wolfsburg Arena, com capacidade para 30 mil pessoas.
O clube só conseguiu acesso à primeira divisão na temporada 96/97. Em sua primeira participação, lutou contra o rebaixamento até o fim. Escapou, e logo no segundo ano, garantiu o sexto lugar que o creditou a disputa da Copa da UEFA (hoje conhecida como Liga Europa). Desde então sempre ocupando lugares intermediários na classificação do Campeonato Alemão.
Em 05/06 e 07/08 brigou para não cair e conseguiu escapar. Lição aprendida e na mais recente temporada, 08/09, Grafite e companhia venceram pela primeira vez a Bundesliga, com o brasileiro terminando a competição como artilheiro e autor de um dos gols mais bonitos da história. A campanha teve direito a goleadas históricas contra Werder Bremen e Bayern Munich, ambas por 5x1.
O atual elenco do Wolfsburg conta com 4 brasileiros. Os ex-São Paulo Josué, Grafite e Cauiby, além de Rodrigo Alvim, ex-Grêmio e Paraná.
Fotos: Stadionwelt.de e the guardian.co.uk
0 comentários:
Postar um comentário