Translate the blog to your language

Pesquisar

0

Os mistos do Norte/Nordeste

Times do Sul e Sudeste dominam o cenário do futebol nacional. Apesar de times como Bahia, Sport e Paysandu já terem conquistado títulos de grandeza nacional, a história mostra uma grande superioridade dos times "sulistas". E essa superioridade adicionando a mídia e estratégias de marketing fizeram com que a torcida por esses times ultrapassasse a barreira estadual e regional. Assim, muitos torcedores surgiram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, principalmente pela fragilidade dos times daquelas regiões.

Mas também é importante ressaltar que, mesmo com alguma falta de organização, mídia, dinheiro e profissionalismo, alguns times ainda conseguem manter uma grande, fiel e apaixonada torcida. Cito os exemplos das torcidas de Remo, Paysandu, Ceará, Fortaleza, Sport, Náutico, Santa Cruz, Bahia e Vitória. Não é tão difícil vermos estádios lotados com torcedores desses times, inclusive sendo maioria quando se joga com adversários do eixo Rio-São Paulo.

Mas uma moda atual preocupa. Essas cidades vivem com uma mistura de torcida entre os times do estado e times de outras regiões. É comum ver nas ruas pessoas com camisa do São Paulo, Corinthians, Vasco, Grêmio, Flamengo... junto com camisas de Fortaleza, Sport, Bahia...

De uns meses pra cá uma nova onda vem tomando conta do futebol no Norte e Nordeste. Campanhas, principalmente em Fortaleza, Salvador e Natal, para acabar com aquele que torce por um time do Sul e um time da sua cidade, os chamados torcedores mistos.

A idéia da campanha é extremamente válida. Os clubes dessa região precisam que a torcida cresça e colabore com o time. Mas acho que o que é válido é tentar trazer crianças, ou seja, futuros torcedores, a torcer para o time da região. E isso se consegue com campanhas do próprio clube com a ajuda da atual torcida. Infelizmente, não é o que acontece.

Na prática, o que se vê é um ódio aos que torcem outros times que não sejam daquela cidade. Mais um motivo para a violência aumentar nesse país. Não é difícil ver, principalmente nas comunidades dos sites de relacionamento, o ódio nas palavras daqueles "torcedores" que são contra os "mistos". A intolerância e a falta de respeito estão tomando conta dos estádios, em mais um motivo para arranjar confusão. Eles não querem saber se você torce Vitória, por exemplo. Eles querem obrigar você a torcer SÓ para o Vitória.

O alerta já foi dado em diversas mídias, mas parece que nada será feito até a primeira confusão séria acontecer por conta disso.

0 comentários: