Translate the blog to your language

Pesquisar

0

Há 15 anos

Ouvi muita gente dizer ter sido uma das piores. Mas pra mim marcou. Foi a primeira Copa do Mundo em que assisti como amante do futebol. Em 1990 já havia assistido, mas apenas aos jogos do Brasil, movido pela comoção popular.

Em 1994 foi a primeira Copa do Mundo que assisti a todos os jogos. Assisti cada jogo, torcendo cada jogo. E tenho, fora todos os jogos do Brasil, três especiais. Alemanha 2x3 Bulgária, Romênia 3x2 Argentina e Argentina 4x0 Grécia.

O primeiro por ter visto a eliminação da seleção que pra mim seria campeã por uma seleção teoricamente fraca, mas que na verdade era fantástica. Aquele time búlgaro entrou pra história como o melhor de seu pais. Do cabeludo e horroroso Ivanov ao brilhante Stoichkov, o time do técnico Dimitar Penev ainda tinha grandes outros nomes como Ivanov, Letchkov e Balakov.

Romênia x Argentina marcou pelo simples fato de ter sido uma zebra contra os grandes rivais do Brasil. O país comemorava a eliminação argentina como se fosse um gol do Brasil e eu, criança, ia na onda achando aquilo tudo fantástico. O time romeno não era ruim. Contava com Hagi no auge. Mas a Argentina era a atual vice-campeã.

E o jogo entre Argentina e Grécia me marcava pelo gol de Maradona. O gol reprisado no mundo inteiro por diversas vezes ficou na história como tantos outros do grande craque. Pena que depois tenha sido pegue no doping, de novo.

O campeão pode não ter sido brilhante, mas a Copa, pra mim, foi. Talvez demore muito para ter outra Copa do Mundo tão emocionante quanto aquela. Vários jogos sendo decididos em duelos incríveis e uma final de arrepiar.

Ainda bem que ela foi nossa.

0 comentários: