West Ham x Milwall pela Carling Cup. Após o terceiro gol do West Ham, os "torcedores" resolveram invandir o campo e trazer à mente de todos uma época triste. Inglaterra, futebol, invasões de campo, brigas. Ao que muitos dizem por aí, os Hoolingans estão de volta.
Eles não voltaram e nem voltarão. Simplesmente por que nunca acabaram. A Inglaterra conseguiu - e com muito mérito - diminuir drásticamente a violência em eventos esportivos, principalmente o futebol e assim será. O fato ocorrido no jogo entre os rivais do leste de Londres apenas mostra se tratando deste assunto, não tem como acabar. Onde existe uma grande quantidade de pessoas, existe risco. Até na Inglaterra.
A drástica redução nos casos de "hooliganismo" na Inglaterra deve-se ao trabalho feito pelas autoridades inglesas. Trabalho árduo e levado a sério que parece longe de acontecer por aqui. A situação das brigas no futebol brasileiro rompe barreiras. O que foi feito em países europeus para reduzir a violência, em alguns casos, não pode ser aplicado no Brasil.
A origem da violência na Europa vem da simples vontade de brigar aliada ao consumo excessivo de álcool. No Brasil, além disso, os problemas sociais fazem a violência do país aparecer também no futebol.
E os acomodados se conformarão e os "organizadores" e cartolas do nosso futebol sempre lembrarão esse fato para justificar qualquer torcedor morto e brigas de torcida em nosso país. Não tenham dúvidas que alguém irá dizer isso.
0 comentários:
Postar um comentário